segunda-feira, 27 de abril de 2009

Chegou a hora de uma mulher


O fato que mais mexeu comigo nesse fds, fora o show do Ronaldo é claro, foi a entrevista dada pela Dilma. Na política a surpresa faz parte da festa, mas nesse caso ela veio de um jeito amargo, com a notícia de que a ministra passará por tratamento de saúde em um momento tão importante como esse.
Vejo na Dilma não apenas uma possibilidade de mais uma quabra de paradígma, o que seria a eleição de uma mulher em uma sociedade tão machista como a nossa, mas um comando diferenciado de ações que fazem a diferença. Defender a eleição de uma mulher a presidência da república só pelo fato de ser mulher seria muito simplista e não é isso apenas que qualifica o debate sobre a questão de gênero. Defendo a Dilma em gênero, número e grau.
Poucas vezes pude perceber um processo eleitoral tão antecipado como esse, uma mostra clara que a tempera será alta em 2010. Mas juro que quero ver algo mais acalorado que a defesa dos avanços do governo Lula, quero mais. Dilma é mais que um exemplo de um governo bem sucedido, é a convergência de realidades diferentes, de vidas em transformação e a garantia de que o Brasil não virará as costas para o continente americano.
Seria muito bom ver alguém que iniciou sua militância política lutando por liberdade defendendo avanços democráticos consistentes. O momento é proprício para tal.
A cada dia mais mulheres chefiam famílias, conquistam espaços e quabram tabus. Pra mim, Dilma é um exemplo de determinação, desafio e comando. Em meio ao maior de todos os desafios a vida lhe deu um desafio ainda maior. Certamente ela sairá mais forte ainda desse momento, pronta para romper barreiras e se tornar a primeira presidente mulher do Brasil.
Nesse início de século, enquanto todos nós estamos presos a um cotidiano sistemático muitas coisas estão mudando, o que faz dessa década de 2000 um período, definitivamente, não perdido.
Dia 16 de maio a ministra Dilma estará aqui na região trazendo essas boas vibrações para nosso povo. Saúde Dilma.

4 comentários:

Cathola disse...

Sabe que de vez em quando me dá uma esperança profunda nesse mundo... O capital e o Império em crise, negros chegando aos altos postos do Estado, mulheres na presidência, gorduchos desacreditados mostrando que o futebol arte ainda existe...
Dá-lhe Dilma! Não consigo pensar em ninguém melhor pra substituir o nosso Lulão.. Na verdade, eu sou pelo radicalismo do terceiro mandato. Mas daí vem essa imprensa mequetrefe falar que é golpe rsrsrs
beijão nego... Fico ansiosa por suas escrivinhadas e pelas notícias da terrinha

Anônimo disse...

Eu também sou a favor do terceiro mandato...pro mim, Lula poderia ficar eternamente. Tenho medo de o povão eleger o "Zé Pedágio" ou algum outro tucano novamente...brrrrrrr

João Vitor Campos e Silva (JB) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Vitor Campos e Silva (JB) disse...

É ... pelo menos na área ambiental a Dilma pra mim será pura decepção...como nao acredito em justiça social em um mundo desprovido de verde sou cético em relação a essa nobre senhorita.

É vergonhosa a política ambiental que anda ao lado do PAC ...