terça-feira, 21 de abril de 2009

Contra Ponto - Parte 1


Como membro do novo governo municipal, me senti obrigado a publicar meu ponto de vista frente aos caminhos tortuosos pelos quais a informação está sendo conduzida nessa cidade. O cidadão tem direito a informação e é um dever dos meios de comunicação fazer a "ponte" entre o fato real e o cidadão, nem mais e nem menos. Já que em Piedade algumas "pontes" aparentam estar danificadas, vamos nadar de braçada então!
Começando pela comunidade de Piedade no orkut, posso afirmar que já não tenho condições de acreditar que esse espaço é realmente independente e olha que os motivos são sérios. Trata-se de algumas atitudes mal conduzidas que estrapolaram o campo do bom senso e da ética. Mas deixando de lado as manipulações e partindo para os embates, lendo as postagens, hoje tenho mais convicção de que a população de Piedade está pronta para debater sobre diversos temas que formatam o tecido social. No entanto, separar o joio do trigo e política partidária eleitoral de política pública é um passo interessante a ser dado.
Estou convencido que o prefeito Geremias está proporcionando o maior processo reformista de políticas públicas que Piedade já viu. Ao contrário do que muita gente apostou, o time que foi escalado para colocar a cidade nos trilhos não está correndo atrás do rabo, mas sim concluindo o detalhamento final daquilo que será a maior revolução da cultura política de Piedade, estou falando do Orçamento Participativo. Para um governo ser eficiente não basta aplicar políticas públicas, mas sim dar a condiçao do povo de se tornar o principal agente desse processo. É justamente para poder proporcionar essa condição efetiva de participação que o OP-Piedade será lançado, contribuindo significativamente para a consolidação democrática na esfera local.
Nosso municipío é feito de comunidades, de multiplicidades étnicas e culturais, de vidas diferentes que traduzem pontos de vista difundidos no individualismo privado, o que acaba imobilizando o "agir" coletivo e público. Quebrar paradigmas e barreiras sólidas como essa não é uma tarefa de 3 meses apenas, mas tenho certeza absoluta de que nesse período muito já foi feito para alcançarmos esse rompimento histórico. Um exemplo disso é a entrevista coletiva realizada na Prefeitura. Um evento aberto ao público que contou com a participação de todos os diretores municipais, prefeito, vice-prefeito e os principais orgãos de imprensa da cidade.
Nessa oportunidade, o Prefeito Geremias apresentou o Plano de Metas para 2009 e um balanço dos primeiros 113 dias de governo que marcou término do período de transição de governo. Isso foi o marco zero de uma relação de comunicação direta que deve ser a essência de um governo transparante e participativo.
Companheiros e companheiras, bem vindos ao governo do prefeito Geremias.

12 comentários:

Rogerio Augusto disse...

entao é isso que vc acha do orkut de Pdd?

Anônimo disse...

É sempre assim, o sujeito mente, promete e não cumpre, contrata uma cambada de incompetentes...mas a culpa é sempre da imprensa, que divulga informações de forma "tortuosa".
Façam-me o favor...

João Vitor Campos e Silva (JB) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Vitor Campos e Silva (JB) disse...

Que bom que vc abriu esse espaço mas fica ainda mais legal se vc debater os comentarios!
Vou te cobrar todo dia uma participação no debate
por acreditar muito em vc e por ja termos cobrado muito juntos!

MARCELO ROLIM disse...

Gostaria muito de saber quais são os critérios de avaliação adotados por vc para afirmar que os funcionários da Prefeitura são incompetentes? Outra coisa, se colocar o que seria mentira nessa discussão garanto que tem muita, mas muita informação mentirosa sendo vendida como verdade por ai...

Anônimo disse...

Marcelo...basta ver os rumos que a cidade tem tomado...ou um plano de metas que, salvo raras excecoes, nao diz nada com nada. Palavrorio vazio. Ate imagino que no futuro, caso parte desse plano nao seja cumprida, voces usarao o argumento de que nao precisam cumprir com o prometido, visto que possuem um "plano de governo" a ser cumprido.

Isso, sem contar as patifarias, atitudes que demonstram pouco carater.Sede de poder a qualquer custo.

Que decepcao, Marcelo...que decepcao.

Nato disse...

Linha Direta.
É isso ai Marcelo, os que acreditam mereciam este espaço!
Fé e Coragem...Valeu!

João Vitor Campos e Silva (JB) disse...

Bruno ja que aqui é um espaço para debate , repito a mesma pergunta que ja fiz varias vezes a ti: Pq vc diz que a nova adm não cumpre com a palavra?

Anônimo disse...

João
Neste caso, digo ao escândalo dos comissionados. Quando a prefeitura justificou a contradição (gasta + do que Tadeu) com um argumento de que "os fins justificam os meios".

Abraço

Unknown disse...

Marcelo, admirei a disposição de um blog para expor as iniciativas do governo. É esse tipo de postura transparente que aguardávamos dessa gestão e das anteriores. E vejo aqui uma ótima forma de percepção do feedback das tomadas de decisão da gestão.

MARCELO ROLIM disse...

Então pessoal, gostaria de deixar bem claro que esse é um espaço de minha inteira responsabilidade. Não é um espaço oficial.
Criei porque achei necessário me expressar de alguma maneira, pois sempre participei ativamente da comunidade de Piedade no orkut. Fazendo meia culpa e corrigindo o que talvés tenha sido um erro de colocação ou de redação, considero a comunidade de Piedade o primeiro grande espaço de discussão virtual. Quando a revolução a comunicação estiver em um estágio bem mais avançado a comunidade de Piedade se tornará patrimônio histórico. Trata-se de um espaço da sociedade. Infelizmente já testemunhei coisas que deixaram triste ao ponto de me afastar da participação mais ativa e de fazer algumas ponderações sobre esse espaço. O Rogério é uma pessoa importantíssa para esse espaço e não direciono muinhas criticas ou dúvidas a ele.
Quanto aos outros meios de comunicação...bem, posso afirmar que tenho bom relacionamento com todos eles, visto que já escrevi na Folha de Piedade e já falei na Rádio Nova Geração, por exemplo. Esses meios de comunicação desempenham um papel fundamental na cidade, e o que é mais legal, sempre estiveram abertos para qualquer posicionamento. Quando falo em "caminhos tortuosos" me refiro a fatos pontuais e destorcidos que não mereceriam tanto destaque. Nunca gostei e nem gosto de levar ao público questões pessoais e nunca usarei minha atividade profissional para isso.
O que eu quero é expressar meu ponto de vista, do Marcelo, sobre algumas coisas que acho importantes. Gosto de escrever e de participar de debates, aliás, sempre fiz isso e não vai ser agora que vai ser diferente.

Cathola disse...

Dá-lhe Marcelo... muito legal esse espaço e seus apontamentos... Não me lembro de nenhuma outra pessoa pública se dispor a monstrar com clareza para as pessoas interessadas os projetos de governo. Um grande abraço de muita esperança e amor pra todos vcs que tem trabalhado para isso...
Cássia