quarta-feira, 21 de julho de 2010

Piedade supera meta em qualidade de ensino segundo o IDEB


Na semana passada tivemos a publicação de dados do MEC que apontam o crescimento considerável da qualidade de ensino nas escolas municipais. Um resultado animador, que mostra que a educação em Piedade está andando bem.
Não há política pública mais prioritária que a educação nesse país e Piedade está iserida dentro desse contexto. Dados como o do novo IDEB apresentam conquistas importantes, mas o desafio ainda é enorme. Avançar no sentido de uma educação pública de qualidade é mais que necessário, deve ser um compromisso direto com todos. A jornada é longa e muito trabalho haverá pela frente. Muita coisa precisa melhorar, mas nunca o cenário foi tão promissor. Os recursos necessário para transformar a realidade através do conhecimento estão cada vez mais próximos de cidades pequenas como a nossa. No entanto, não é apenas com tijolo que chegaremos em níveis melhores, pois a malhoria da formação e valorização dos profissionais da educação e a diminuição das desigualdades socias são fatores os verdadeiros fatores capazes de cosntruir qualquer transformação.








O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador importante para detectar a qualidade da educação nas escolas públicas, aponta que Piedade superou a meta estabelecida em 2009 que era de 5,1. Segundo divulgação do próprio IDEB, a Rede Municipal de Ensino de Piedade já alcançou a média estabelecida para 2011 que é de 5,5.

De acordo com a Diretoria de Educação, o resultado demonstra que Piedade obteve progressos expressivos na área de Ensino, uma vez que em 2007, a nota alcançada foi de apenas 4,9. A Diretoria explica ainda, que o IDEB leva em conta não apenas o resultado da Prova Brasil composta por questões de matemática e português, mas também, conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação.

A responsável pela Diretoria de Educação de Piedade revela que esta conquista só foi possível por meio de ações concretas como a capacitação e orientação semanal junto aos coordenadores pedagógicos do município, em uma ação sistemática de acompanhamento aos professores.



Objetivo do IDEB



O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) teve início em 2005 para estabelecer metas bienais de qualidade a serem atingidas pelo país, estados e municípios.

A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Em termos numéricos, significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um IDEB igual a 6,0 em 2021.


Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Piedade

Nenhum comentário: