segunda-feira, 26 de julho de 2010

Saúde nos bairros


Recentemente a prefeitura de Piedade implantou o PACS no bairro dos Correas. Com a contratação de vários agentes comunitários, todos da região dos Correas,a comunidade agora conta com o serviço de saúde preventiva. A proposta é que em breve o PACS se transforme em PSF. Isso só não foi concretizado ainda pela dificuldade de se contratar médicos para trabalhar 8 horas por dia no PSF. Vários concursos já foram realizados, mas mesmo com a oferta de um salário acima dos R$7.000,00 não houve interessados em assumir essa vaga. Várias prefeituras de cidades do interior estão tendo a mesma dificuldade. Em Brasília já há uma discussão para se reduzir a carga horária dos médicos PSF de 8 para 6 horas, visando facilitar a contratação desses profissinais.
Em Piedade estamos estudando algumas alternativas para implantar esse e outros PSFs através de parcerias com entidades do terceiro setor, mas isso ainda está sendo avaliado. Enquanto isso, com o modelo do PACS o atendimento já melhora no bairro dos Correas, chegando a beneficiar mais de 2 mil pessoas.


PACS do Bairro Correas atende 2.200 pessoas




O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) do Bairro Correas, desde novembro de 2009, está funcionando com oito Agentes Comunitários de Saúde, uma enfermeira responsável, uma auxiliar de enfermagem e um médico. A equipe de agentes já cadastrou 700 famílias, cerca de 2.200 pessoas, que são atendidas diariamente por meio de visitas às residências (Busca) e agendamento. As consultas com o profissional médico são agendadas semanalmente.

Os agentes vão até as famílias e coletam informações sobre hábitos alimentares, condições de moradia, histórico de doenças e tipos de medicamentos que utilizam. A partir desse diagnóstico, a equipe consegue identificar grupos de risco como os diabéticos, hipertensos e gestantes que são tratados regularmente. As pessoas que não têm condições de locomoção são medicadas na própria residência.

“Estamos contentes com o atendimento aqui. Hoje, por exemplo, com essa chuva que não para, teríamos que ir até o Ambulatório Municipal. A equipe de profissionais é muito dedicada e atenciosa. Esse local parece uma clínica particular”, destacou Eliana Rodrigues, moradora do Sarapui dos Antunes.

O prédio tem acabamento de primeira com piso frio, azulejos e móveis novos. Também está equipado com aparelho de ultrassonografia, sala de esterilização, vacinação, inalação e farmácia com medicação básica. Conta com dois consultórios (médico e enfermagem), recepção, copa, espaço de reuniões, sanitários (masculino e feminino) e adaptados. No local ainda são realizados exame de sangue (coleta) e aferição de pressão arterial.

O PACS atende a microrregião composta pelos seguintes bairros: Buenos, Corrêas, Santa Terezinha, Sarapuí dos Antunes, Ribeirão Grande e Roseiral. Os agentes comunitários são moradores dos próprios bairros. Essa característica facilita o acesso e aumenta a confiança dos moradores.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Piedade

Nenhum comentário: