sábado, 31 de outubro de 2009

Partipação e Trabalho, informar é preciso.


Uma conquista popular. Essa frase pode resumir bem como foi a última Audiência Pública na Câmara Municipal de Piedade.
A efetiva participação de cerca de 80 delegados e delegadas na Audiência Pública da PPA, LDO e LOA na Câmara Municipal proporcionou bons debates sobre diferentes temas que envolvem a administração pública. Foram 5 horas de audiência, o que propiciou condição suficiente para um dialogo aberto entre a comunidade e o poder público.
Nesse ponto, foi fundamental a participação de todos os Diretores da Prefeitura Municipal que tiveram a oportunidade de responder diversas perguntas, apontando assim as metas da administração para resolver os problemas de cada setor do Município. Outro aspecto importante a se ressaltar foi o belo exemplo que os vereadores deram ao realizar uma Audiência Pública tão participativa. Parabéns a todos os Vereadores pelo belo trabalho.
A nota negativa ficou por conta da imprensa local que simplesmente não compareceu ao maior evento organizado pela Câmara Municipal no ano. Infelizmente os veículos de comunicação não presenciaram e, conseqüentemente, não informaram a população sobre o bom debate de idéias feito pelos Vereadores, Diretores Municipais e Delegados do OP, uma pena, porque todos estavam disponíveis para responder qualquer questionamento. Com a apresentação da proposta de orçamento para 2010, todos puderam entender condição financeira atual da nossa cidade. Para o ano que vem há uma previsão de 62 milhões de reais de orçamento municipal, sendo 57 milhões de receita corrente e outros 4, 2 milhões de transferências de capital oriundas de novos convênios firmados pelo Governo Municipal. Ou seja, já no primeiro ano de gestão a Prefeitura elevou em 4 vezes a transferência de recursos voluntários do Governo Federal e do Governo Estadual para Piedade. Só de novas emendas parlamentares e novos convênios junto ao Governo Lula, Piedade conseguiu cerca de 1.700 milhões de reais a serem investidos já em 2010. Esses recursos serão destinados principalmente para obras de infra-estrutura e inclusão social em bairros carentes, uma revolução. Entre os programas a serem executados estão o início da implantação de creches rurais e o centro esportivo Paulas e Mendes, propiciando a instalação da primeira pista de atletismo de Piedade.
Com investimentos maciços dos Ministérios do Esporte, do Turismo e da Saúde, Piedade avançará nas políticas púbicas de inclusão social e ações para a juventude, além fomentar o mercado de trabalho no setor turístico e melhorar o atendimento público de saúde. Para 2010 está prevista a ampliação em 100% da cobertura do Programa Saúde da Família na zona rural, além da ampliação e melhora do atendimento básico na cidade com a inauguração do novo prédio do Pronto Atendimento junto a Santa Casa. Os investimentos em novas instalações da saúde em 2009/2010 representam cerca de 1,6 milhões de reais, o maior dos últimos 20 anos nessa área em Piedade.
Em 2009 a Prefeitura de Piedade enfrentou a crise sem diminuir os investimentos que melhoraram a vida das pessoas. Graças à luta do Prefeito Geremias em buscar novos recursos, o orçamento de Piedade saltará de 53 milhões/2009 para 62 milhões/2010. Ponto para a participação e trabalho de todos.

3 comentários:

Cathola disse...

Nossa... que gostoso ler tudo isso... só orguio. Quanto a imprensa local, a gente sabe o quanto eles são urubus, gostam de carne morta, o que não é o caso. E até bom que não apareçam pra não tumultuar com picuinhas. Porém, sugiro que de repente a própria assessoria de imprensa da prefeitura possa formular um boletim informativo para a população aproveitando aqueles que sai com os editais e informes da prefeitura... só uma idéia rsrs

Parabéns pelo trabalho... força e fé... beijão

Unknown disse...

Parabéns pelo blog, Marcelo!

Abração!!!

Daniel Lopes

MARCELO ROLIM disse...

Valeu Daniel! Com o tempo eu to procurando melhorar um pouco esse espaço, mas é gostoso escrever um pouco.rs