sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Palavras e Fatos



A melhora das condições de vida de uma comunidade depende de um conjunto de ações que superam a possibilidade do imediatismo de uma decisão política. Após um ano com a nova gestão, Piedade conquistou um espaço importante junto a outras esferas governamentais, em especial o Governo Federal. Através de uma articulação junto a alguns parlamentares, como o deputado federal Paulo Teixeira-PT, nosso município conseguiu em Brasília um montante de recursos como nunca antes, o que viabilizará diversas ações e obras importantes. Em 2009 foi possível criar novas estruturas, como a Coordenadoria de Meio Ambiente e o Setor de Planejamento, além de instituir novas políticas públicas, como o Orçamento Participativo que possibilitou a participação direta da população na elaboração da LOA de 2010. Como sempre disse o Prefeito Geremias, o primeiro ano foi mesmo para arrumar a casa.
Se hoje Piedade atrai mais recursos é graças à ação política e a capacidade técnica de uma nova equipe de governo em planejar e elaborar projetos. Dessa forma, o governo do Prefeito Geremias proporciona um casamento inédito da técnica com o arrojo político, o que já começa a fazer a diferença no município. Exemplos concretos disso são os projetos a serão executados a partir de fevereiro, como a Construção do Centro Esportivo Paulas e Mendes (primeira pista de atletismo do município) e pavimentação do bairro Butuca. Além disso, teremos a ampliação da Patrulha Agrícola, que beneficiará milhares de pequenos agricultores, a construção de creches rurais e construção da Agência do INSS, que vai propiciar o atendimento de todos os beneficiários da Previdência Social aqui em Piedade. Tudo isso são investimentos do governo Lula em parceria com governo municipal, que gerarão centenas de empregos diretos e indiretos.
Na política, na internet e na mídia, as agressões pessoais são a maior prova da falta de capacidade de argumentação, uma evidência racional da falta de maturidade para construir o debate. Não é dessa política que Piedade precisa e é necessário avançar sobre essa questão. Esse espaço aberto pela Folha de Piedade pode ser um meio de debate importante.
Infelizmente todos os fatos não cabem em um artigo e todas as ações não cabem em um ano. A mudança se constrói a cada passo e a caminhada rumo ao desenvolvimento do Brasil já começou. Andar é preciso e Piedade está na direção certa.


Artigo meu publicado no Jornal Folha de Piedade de 29 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário: