sábado, 22 de janeiro de 2011

Mais investimentos para os bairros carentes de Piedade



Na última quinta-feira estive visitando a Vila Bom Pastor. Ao percorrer diversas ruas do bairro foi possível constatar o quanto é necessária uma priorização das políticas públicas para áreas como essa. Hoje em Piedade existem diversos bairros dentro do perímetro urbano que necessitam de investimentos em infraestrutura, saneamento e políticas sociais de inclusão.

Para que seja possível um aumento dos investimentos desse tipo em Piedade, não há outro caminho a não ser a busca por recursos voluntários do Estado e da União. Diversas emendas parlamentares já estão sendo destinadas para Piedade no sentido de melhorar a infraestrutura desses bairros, como obras de drenagem, muros de contenção e pavimentação de ruas. Mas precisamos de mais. Para poder sanar os problemas existentes, estamos intensificando a busca por mais recursos desse tipo através dos novos programas do PAC II e da articulação com os deputados.

Infelizmente a capacidade de investimento da prefeitura de Piedade é muito baixa, não permitindo a realização dessas importantes obras com recursos próprios. Outra dificuldade é a implantação de políticas públicas que promovam a inclusão social. Por conta dos mecanismos de controle, que são necessários, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, a promoção pelos pequenos municípios de ações sociais, culturais e esportivas é um grande desafio, pois há muita dificuldade de contratação de novos profissionais e formalização de parcerias com entidades que possam promover essas ações em parceria.

No caso da Vila Bom Pastor, o desafio de realizar grandes projetos nessa comunidade já começou. Em 2010 foi feita a pavimentação de algumas ruas do bairro e já está programada para as próximas semanas a construção de 60 novas moradias no bairro. Só através do Programa Minha Casa, Minha Vida o Bom Pastor receberá um investimento de cerca de 1 milhão de reais. Além disso, estamos viabilizando mais recursos para obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação de outras ruas e através da Educação e da Cultura estaremos fomentando a promoção de novos projetos de inclusão.

Uma coisa é fato. Piedade precisa ter mais atenção para os bairros mais carentes, pois só assim não cometeremos o mesmo erro de outras tantas cidades que viraram as costas para o problema e só fomentaram as desigualdades.


Nenhum comentário: