quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MEMÓRIAS DE 2010


Navegando por aí, eis que encontro essa foto que achei bem interessante. Fiquei refletindo sobre os rumos políticos e sobre como é possível construir mudanças através do diálogo. Seria uma espécie de reformismo pró-ativo ou até o socialismo democrático, apesar de nunca ter me convencido muito da possibilidade de convergência entre a democracia liberal e o socialismo. Rótulos a parte, as coisas estão acontecendo e o Brasil está mudando, o que faz com que figurões da tradicional política conservadora procurem um “estilo mais canhoteiro” para manter sustentação política. Tudo isso é fruto de uma presença mais firme dos pobres na vida política nacional, o que comprova que o combate às desigualdades ultrapassa o mero aspecto econômico. Ponto para o reformismo petista.
Lula mudou a cara do Brasil em menos de uma década e agora a direita é que está tendo que mudar sua cara, tomará que aproveite para melhorar as idéias.
Lula está operando uma transposição política delicada e precisa para garantir a continuidade do projeto de colocar o Brasil entre as potências mundiais. Mais uma vez o PT será o protagonista de uma quebra de paradigma, elegendo a mulher como timoneira do progresso social. Nesse barco Ciro é o remador nordestino que deverá remar contra a maré em São Paulo. Já Aécio, bem, esse é o maior articulador político do momento, um mineiro nato que ainda vai fazer muito paulista repensar o conceito de Estado forte.
Acho que 2010 começou em 2002, quando Lula tomou um café com leite com Aécio sem pressa nenhuma.

Um comentário:

Anônimo disse...

O PT Federal é excelente.
Já o PT de Piedade...pffff...só presta para queimar o filme.